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quarta-feira, 18 de maio de 2016

INTRODUÇÃO



NIOAQUE, Memórias do Século XXI

 Cronologicamente o Século XXI compreende entre os anos de 2001 ao ano de 2100. Portanto, estamos caminhando as duas primeiras Décadas.

O Século XXI é marcado por novos processos de registrar os fatos Históricos e os processos de gestão pública,  privada, filantrópicas.

O Conhecimento, as informações, são hoje grande valores de “poder”.  Conhecimento é Poder.

O Exercício das atividades humanas caminham para um domínio de ferramentas cada vez mais complexas.

Esta complexidade está pautada sob o mundo digital. Tecnologia da Informação e Comunicação.

A Gestão pública (Administração da Máquina Publica: Município, Estado, Nação;  Educação, saúde, segurança, cultura, esporte, turismo, economia, meio ambiente, serviços públicos diversos...) estão cada dia mais sujeitas a um controle unificado, através das legislações, controle de gastos, prestação de contas. A Denominação mais apropriada para designar o controlo sob a gestão pública, são “as políticas públicas”; ou seja, a políticas publicas para a educação, saúde, segurança, esporte, meio ambiente...

A principal função dos gestores públicos não é mais fazer as coisas do seu jeito, da sua cabeça, há programas definidos em legislações para ser executados e implementados.

O desenvolvimento do  Setor privado está cada vez mais submetido aos modelos ideológicos adotados pelos gestores.

Uma modalidade de Serviços que avança cada década com numero maior, são as instituições não  governamentais, sem fins lucrativos específicos; são as chamadas ONGs; que preenchem os espaços, as lacunas, as deficiências do Poder Público, do Estado.

Outro aspecto que envolvem cada vez em proporções acentuadas são as interdependências e as integrações entre grupos sociais, municípios, Estados, Países, é a Globalização.

Com o domínio das tecnologias de comunicação e informação, o Planeta não dorme mais.  Tudo está circulando em tempo real. Internet, TV. Satélites, Rádios, Celulares, Computadores, Aviões, o dinheiro, a circulação e produção de mercadorias, bens de serviços.  Tudo circula a uma velocidade sem limite, fomentando a grande “teia Global”.

Dentro desta concepção os “fatos históricos” estão interligados as outras áreas do Conhecimento. Aquilo que demorava semanas, meses, anos para chegar ao conhecimento de todos, agora chega instantaneamente.  Até pouco tempo atrás os registros eram todos em cadernos, livros, revelação de fotos e filmagens.  Hoje, é quase tudo digital e com sistemas integrados.  Os registos estão armazenados e veiculados por ferramentas digitais.

Os formulários, as Estatísticas, os gráficos, páginas de Web, provedores de internet estão substituindo os papéis e os impressos. Assim, pesquisar os fatos históricos e divulgar os mesmos somos dependente de mundo, os o conhecimento está armazenado, no que os técnicos chamam de “Nuvens” ou seja estão arquivados nos HDs, CDs, DVDs, Pen Drive e outros dispositivos de gravação  e armazenamento e recuperação destas mesmas informações.

Diante deste fato, ao estar divulgando alguns fatos da vida histórica do Município de Nioaque, tenho a  oportunidade de entrar em contato  com três séculos e cada época apresenta suas próprias linguagens.  Embora, as necessidades básicas da  sociedade são sempre as mesmas, saúde, educação, saneamento, estradas, produção, comercialização....

Nioaque, As Memórias do Século XXI, estão distribuídos dentro de quase 50 Seções, cada qual, abordando uma temática descritiva, estatística.

Os Temas do Século XIX foram subdivididos por Capítulos: Século XX em Tópicos e o Século XXI em Seções. Esta é apenas uma Estrutura Didática.

As estatísticas dos diferentes Institutos, entre outros o IBGE, são os coletores das informações das mais diversas da vida social.  Na posse e tabulação das estatísticas, extrai-se conclusões  e destas conclusões analíticas, servem de parâmetros para nortear os trabalhos dos gestores públicos e também a onde deverá aplicar os recursos oriundos das receitas dos impostos pago pelos cidadãos.

Saber ler, interpretar, decodificar as informações codificadas em tabelas e gráficos é necessário mais que ideologias política partidária, é preciso de uma equipe  com conhecimentos técnicos que possam auxiliar na formulação dos projetos, programas, ações públicas, privadas  e das ONGs.

Então caro leitor, é preciso um pouco de paciência e de aprendizado para a compreensão das informações que aqui estão sendo disponibilizadas.

Mas diga-se de “relance” ao entrarmos neste mundo digital e virtual, é necessário saber “filtrar” a busca pelas informações, conhecimento, dados disponibilizados.  Do contrário, “navegamos” e acabamos ficando com o pensamento nas “nuvens”.

O Desejo, que o leitor, o internauta, seja um pesquisador, e não apenas um mero “plagiador” dos conteúdos de outrem.

História é um estudo em constante reestudo, releitura, construção e desconstrução  dos fatos construídos pelos grupos em sociedade.

Todos somos História!

A importância em saber fazer as leituras das Tabulações  Temáticas, pois quando é possível delineá-las cronologicamente com vários períodos, por exemplo, anos 1980, 1990, 2000, 2010... permite avaliar os avanços, sucessos, desenvolvimento, crescimento, quantificação, qualificação ou ou insucessos, decréscimos, percas etc.

Por exemplo, através da leitura das tabelas, permite saber se o numero de habitantes do município está aumentando, estagnando ou crescendo; numero de mortes; nascimentos; alunos; doenças mais comuns; ou produções agropecuárias, comércio, serviços.

Analisando, comparando, estudando, causas e resultados, interferências, é possível realizar um planejamento prognóstico para o futuro.

E tradicionalmente, História é conceituada como o estudo dos fatos passados, para se compreender melhor o que está se sucedendo no presente e de pose deste diagnóstico planejar as ações do Futuro.



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