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domingo, 1 de maio de 2016

TÓPICO 12 - NIOAC, MANOBRA MILITAR DO GENERAL KLINGER 1931




NIOAC,   GENERAL KLINGER[1] 1931

O general gaúcho Bertoldo Klinger (no centro): atitude precipitada antecipou a deflagração do movimento (Foto: Reprodução do livro "Nosso Século — 1930/1945")
http://vejasp.abril.com.br/materia/oitenta-anos-revolucao-1932

Saiba Mais: Links
General Bertoldo Klinger


Documentos: Fonte cpdoc@fgv.br 








Operação Militar General Klinger Em Nioaque[2]

Foram empregados veículos diversos tipos desde carro civis e militarizados, usados como comando, ambulância, veículos para transporte de água, combustível, tropas e equipamentos diversos sem qualquer padronização.

Outro fator relevante foi a melhora na manutenção que se dispensou aos veículos recuperando-os com problemas mecânicos e acidentados de que forma estes pudessem retornar a ativa, numa árdua e difícil tarefa.

Imagens:
 Primórdios da motorização no exército brasileiro, 1919 a 1940 .

Expedito Carlos Stephani Bastos, pesquisador de assuntos militares da UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.


Caminhão Thornycroft eixo duplo traseiro recuperando caminhão Chevrolet acidentado na estrada que liga Curitiba a Ribeira no Paraná na evolução de 1930.



Caminhão Ford transportando a carcaça de 
um automóvel acidentado no Paraná. Revolução de 1930.






Veículo Chevrolet atravessando o rio Nioaque, 
No Mato Grosso em 1931. 
Notar as correntes nas rodas traseiras.




Caminhões Chevrolet dispostos lado a lado no leito 
do Rio Nioaque em Mato Grosso nas manobras 
efetuadas por general Klinger no Exército de 1931









Lembrado que em setembro de 1931 o General Bertholdo Klinger efetuou manobras no Mato Grosso ao longo do Rio Nioaque. Onde empregou em situações bastante críticas, diversos veículos em uso no exército naquele período, enfrentando uma região sem estradas e com rios onde foi necessária uma grande criatividade para transpô-lo sendo necessários muitas vezes atravessar diretamente s rios com os veículos, ou usar diversos caminhões sobre o leito para nivelar as margens e usando suas carrocerias como ponte para outros veículos e tropas de infantaria com todos os seus apetrechos.  Uma verdadeira odisseia para a época.


 







1. Fonte do documento. [1]cpdoc@fgv.br 

[2] Primórdios da motorização no exército brasileiro, 1919 a 1940 .
Expedito Carlos Stephani Bastos, pesquisador de assuntos militares da UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.

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