NIOAC, GENERAL KLINGER[1] 1931
O general gaúcho Bertoldo Klinger (no centro): atitude precipitada antecipou a deflagração do movimento (Foto: Reprodução do livro "Nosso Século — 1930/1945")
http://vejasp.abril.com.br/materia/oitenta-anos-revolucao-1932
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General Bertoldo Klinger
Foram
empregados veículos diversos tipos desde carro civis e militarizados, usados
como comando, ambulância, veículos para transporte de água, combustível, tropas
e equipamentos diversos sem qualquer padronização.
Outro
fator relevante foi a melhora na manutenção que se dispensou aos veículos
recuperando-os com problemas mecânicos e acidentados de que forma estes
pudessem retornar a ativa, numa árdua e difícil tarefa.
Imagens:
Imagens:
Primórdios da motorização no exército brasileiro, 1919 a 1940 .
Expedito Carlos Stephani Bastos, pesquisador de assuntos militares da UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.
Caminhão Thornycroft eixo duplo traseiro recuperando
caminhão Chevrolet acidentado na estrada que liga Curitiba a Ribeira no Paraná
na evolução de 1930.
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Lembrado
que em setembro de 1931 o General Bertholdo Klinger efetuou manobras no Mato
Grosso ao longo do Rio Nioaque. Onde empregou em situações bastante críticas,
diversos veículos em uso no exército naquele período, enfrentando uma região
sem estradas e com rios onde foi necessária uma grande criatividade para transpô-lo
sendo necessários muitas vezes atravessar diretamente s rios com os veículos,
ou usar diversos caminhões sobre o leito para nivelar as margens e usando suas
carrocerias como ponte para outros veículos e tropas de infantaria com todos os
seus apetrechos. Uma verdadeira odisseia
para a época.
[2]
Primórdios da motorização no exército brasileiro, 1919 a 1940 .
Expedito Carlos Stephani Bastos, pesquisador de
assuntos militares da UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.
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