BEM VINDO

Seja bem-vindo. NIOAQUE NO CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULOS XIX-XXI NA HISTORIA DO MATO GROSSO DO SUL Hoje é

quarta-feira, 4 de maio de 2016

TÓPICO 35 - NIOAQUE A HISTÓRIA NO JORNAL 1977 - ALTEVIR ALENCAR







 01.02.1977 - Altevir Soares Alencar
Vice - Dr Joares Távora Gomes Correa

1.      Ata de instalação da câmara Municipal, posse 01 de fevereiro de 1977 vereadores e prefeitos eleitos em 15 de novembro de 1976
·         Prefeito, Altevir Soares Alencar
·         Vice Joarez Távora  Gomes Correa

·         Vereadores 
Terezinha Lopes Martinez, 
 (SEGUNDA MULHER ELEITA VEREADORA)
 Pedro Vitorio da Silva, 
 Sebastião Ferreira Gomes,
 João Cezar  Leite, 
 Orides Morais de Souza.


2. Homem  Dinâmico

            Homem dinâmico é aquele capaz de realizar tudo aquilo que para os outros constituem simples aspirações: que cumpre seu dever custe o que custar; que tem iniciativa própria; que não espera as oportunidades, mas as cria; que ataca resolutamente as dificuldades; que dá de si, logo de saída, boa impressão; que sabe ouvir e calar nos momentos exatos; que confia nas suas potencialidades pessoais; que não deixam as coisas no meio; quem não tem medo das adversidades; quem imprime o cunho de sua personalidade em tudo que lhe passa pelas mãos. Homem, enfim, que, crendo em Deus, toma por divisa: aperfeiçoar tudo que puder, fazer tudo da melhor maneira possível... melhorar mais ainda tudo aquilo que já tiver feito.

Prefeito Altevir de Alencar               Nioaque-MS - 1981


3. TV Campo Grande atingiu Nioaque

            A Rede Centro Oeste de rádio e televisão recebeu inúmeros comunicados oficiais sobre a recepção da TV Campo Grande em vários municípios de Mato Grosso do Sul. O primeiro informe oficial veio da cidade de Nioaque, seguindo-se contatos de Camapuã, Bonito, Bandeirante, Sidrolândia, Jaraguari, Rio Brilhante, Taunay, Aquidauana e Dourados. Em algumas cidades foram observados alguns “chuviscos” mas na maioria a recepção foi de excelente qualidade: a TV Campo Grande não instalou nenhuma torre repetidora e o longo .... à potência dos .... Siemens.


4. Nioaque Também terá imagem da TV Campo Grande.

            O prefeito Altevir Alencar, de Nioaque está estudando a possibilidade de adaptar sua torre receptora e transmissora, para receber também imagens da TV CAMPO GRANDE, canal 8, da rede Centro Oeste de rádio e televisão, que já está no ar, em fase experimental. Essa adaptação iria também beneficiar os municípios de Guia Lopes da Laguna e Jardim, que também passariam a receber sons e imagem da mais potente emissora de todo Mato Grosso do Sul.

            Por outro lado, a prefeitura de Nioaque construiu duas praças públicas, ajardinadas e arborizadas em cada uma foi construída uma casinha pré-moldada de cimento e ferro, onde está embutido um aparelho de televisão. Todos os dias às 18 horas, um funcionário municipal abre a janelinha sintoniza o aparelho para que a população possa assistir aos programas levados ao ar. Como existem arquibancadas de alvenaria, a população se concentra ali, para tomar conhecimento do que vai pelo Estado, pelo País e pelo Mundo.


5. Prefeito de Nioaque inaugura novo Paço

            Com recursos próprios, a Prefeitura Municipal de Nioaque construiu e inaugurou recentemente o edifício de seu Paço Municipal.

            Trata-se de uma edificação moderna, leve, funcional, sem luxo mas planejada para abrigar todos os órgãos da administração municipal e órgão anexos.

            Segundo o Prefeito Altevir Alencar, dentro em breve serão iniciadas as obras de restauração do velho prédio que abrigou a Prefeitura até 1978 e que estava sendo fendido em suas fundações e paredes. O antigo Paço Municipal será adaptado ao Posto Telefônico
Interurbano e ali montada a Câmara Municipal, com plenário e auditório para 200 pessoas.

Quem está ganhando a cada dia que passa a simpatia de todos é o prefeito da cidade de Nioaque, Sr. Altevir de Alencar, pois o mesmo conseguindo a implantação de Postos Telefônicos para sua cidade, mostra ao povo realmente ... administração.

            Parabéns pelo que vem desenvolvendo em nome do seu povo e de sua cidade.




6. TV Campo Grande atingiu Nioaque
           
A rede Centro-Oeste de Rádio e Televisão recebeu ontem inúmeros comunicados oficiais sobre a recepção da TV Campo Grande em vários municípios do Mato Grosso do Sul. O primeiro informe oficial veio da cidade de Nioaque, seguindo-se contatos de Camapuã, Bonito, Bandeirante, Sidrolândia, Jaraguari, Rio Brilhante, Taunay, Aquidauana e Dourados. Em algumas cidades foram observados alguns “chuviscos” mas na maioria a recepção foi de excelente qualidade: a TV Campo Grande não instalou nenhuma torre repetidora e o longo alcance deve-se à potencia dos transmissores da Siemens.
            Os testes continuam na noite de hoje, com emissão de novas imagens. No domingo não serão feitas transmissões, que deverão voltar, entretanto, a partir de Segunda-feira.



7. Conflito de terras preocupa Nioaque
Nioaque

            O prefeito do município de Nioaque, Altevir de Alencar, está procurando solucionar uma questão de terras existente no local denominado Morrinho, onde 72 famílias estão sendo ameaçadas de expulsão por pistoleiros armados a serviço de fazendeiros de São Paulo. O prefeito preferiu não divulgar os incidentes devido a seus desdobramentos e por estar crente de que a Justiça solucionará a grave questão. Acontece que a imprensa de Jardim e Bela Vista manteve contato com alguns moradores de Morrinhos, atestando que eles se encontram apavorados, com a grande maioria disposta a reagir caso os pistoleiros resolvam agir.

            Versões correntes no município de Nioaque dizem que um grupo do Estado de São Paulo adquiriu terras no Morrinho, sendo que as mesmas estão escrituradas em nome de 72 pessoas, que estão de posse das propriedades.

            Dois advogados paulistas procuraram o prefeito Altevir de Alencar e, a portas fechadas, dialogaram a respeito do assunto. Dias depois, o prefeito Altevir passou uma manhã toda reunido com os moradores do Morrinho, procurando resolver o problema. Mas como não houve solução, ele entregou o caso à Justiça, mas a situação continua quente e precisa haver, com maior urgência, a interferência de nossas autoridades, isso para que não aconteça o inesperado: uma revolta dos pequenos proprietários, ameaçados por pistoleiros, segundo informações dos moradores de Morrinho, “armados até os dentes”.

            A questão das terras de Morrinho, é mais um “abacaxi para a Justiça descascar”.


8. Coragem e Coerência

            Toda a população sul-mato-grossense sente, estarrecida, o clima de corrupção, mordomias, desmandos, malversação dos dinheiros públicos, além da política de empreguismo e de perseguição promovida pela administração atual. No entanto este povo sofrido e humilhado, não cruza seus braços, pois começa a se organizar para das um “basta” a tantos desregramentos.

            O povo passa fome. O governo estadual apodrece a cada instante. É impotente, desorganizado e inseguro.

            O Estado que iria servir de Modelo está servindo de Novelo, pois é rolo prá todo lado: visível envolvimento com contrabandistas, escândalos na negociata da Bodoquena, atrasos e restrição dos minguados recursos das tecnocratas que infestaram e contaminam o Palácio do Governo.

            Ingressar na oposição é atitude reservadas aos fortes, aos que não têm medo das agressões oficiais e para uma população ansiosa por democracia, prosperidade,  justiça, nada mais oportuno e justo que a presença de verdadeiros líderes nos partidos de Oposição.

            Mato Grosso do Sul é palco das mais gritantes injustiças que se cometem contra um povo, por força desse mesmo governo agitado por congestões internas, correndo atrás das fatias de um bolo que parece não se acabar nunca. Estas disputas vergonhosas provocam entre outros desastres, o completo abandono das prefeituras municipais e o desprezo aos anseios das comunidades mais humildes, como é o caso de Nioaque, cujo prefeito Altevir Alencar, ao ingressar no PMDB teve sobre si o furor redobrado de uma administração estadual insensível e decadente. A situação do governo é tão insuportável que o simples ingresso de um prefeito no PMDB abalou o Palácio do ERPE, dos alicerces do último andar. O líder do governo, na Assembléia Legislativa, coletou um calhamaço de papéis frios, foi a Tribuna do Parlamento, ajudado por todos os demais deputados de sua banca, e despejou o veneno da ira governamental em cima daquele prefeito, acionou ponderável parte da imprensa de Campo Grande contra o rapaz, tentando esmagar não um homem, mas todo um povo, toda uma população que o elegeu na totalidade das urnas e que reconhece nele um dos maiores prefeitos que já passaram pelo governo do município, em mais de 100 anos. Prefeito que serve de exemplo a qualquer outro administrador.

            Sofreu calado, porque as grandes dores são mudas. Sua resposta será dada no momento exato. Altevir Alencar encarna hoje todas as aspirações do povo do estado, ultrapassa os limites geográficos de seu município e atrai para sua pessoa as atenções de uma população revoltada.

            Ele não está sozinho, porque está com Deus e com o povo. Ao seu lado encontram-se permanentemente homens da estirpe de Wilson Barbosa Martins, Harry Amorim Costa, Plínio Barbosa Martins, Levy Dias, Remez Tabet, Roberto Orro, Riltan Rasslan, Onevan de Mattos e Alberto Cubel.

            Se o regime de opressão que esbagaça o país permitisse eleições municipais hoje o PDS perderia fragorosamente em toda nação brasileira. Em 1982 o povo sob a liderança do PMDB, vai mudar a face de seu próprio destino. Que a coragem e a coerência de Altevir Alencar sirva de inspiração para tantos outros homens públicos no exercício de mandato popular, uma vez que este jovem prefeito levantou uma bandeira cujo mastro será empunhado por milhares de outros homens de valor e de vergonha, como ele.

            Voltando as costas para um governo decrépito e em franco declínio, abraçando o programa do PMDB, Altevir Alencar elevou acima do nível das melhores considerações o heroico povo nioaquense que ele governa com tanta eficiência e dinamismo.
           
Estou com ele, e não abro!

            Deputado SERGIO CRUZ Líder do PMDB na Assembleia Legislativa.


9. IVO: PMDB em Caarapó será imbatível

Dizendo que a ida dos deputados Londres e Schimidt à Caarapó, em dias da semana passada, Ada mudou em termos de oposição, tão pouco melhorou para a situação, o ex-Deputado Ivo Cersosimo, que sempre foi o candidato mais votado em todos os pleitos que disputou neste Município, portanto, contando aqui com grande numero de amigos, correligionários e simpatizantes esta invicto, de que o PMDB será imbatível no próximo pleito Municipal.

Ele diz, por exemplo, que o Vereador Alécio Maitan, que já havia se pronunciado favoravelmente a ingressar no PMDB, não mudou seu posicionamento com a visita de Londres e Schimdt, embora tivesse sido assediado por ambos para se filiar ao PDS. «Não adiantou a ida destes parlamentares a Caarapó, por uma simples razão, os dois são elementos estranhos a política caarapoense, nunca fizeram nada pelo Município e nada farão. Suas promessas e acenos não modificaram o panorama político local».

Ivo acredita que agregará ainda ao Partido de Oposição em Caarapó, vários elementos valorosos e de prestigio reconhecido que ao lado do trabalho já levado a efeito pela atual comissão provisória, em muito contribuirá para o fortalecimento da agremiação oposicionista. Nesta semana que se findou Ivo Cersósimo esteve em Caarapó por três vezes e seu trabalho prossegue - visando a absorção de vários segmentos da sociedade para ingressar no seu partido. Sabe-se que a Garcia K. de Andrade que foi candidato a deputado estadual pela ex-ARENA, já está definido em termos de posicionamento: fica PMDB

10. Nioaque Instala DDD e DDI

Sem Foguete, sem retrato e sem bilhete o prefeito Altevir Alencar, de Nioaque vem realizando uma das mais Dinâmicas Administrações de todo o Estado.
Dia 7 de Setembro, depois do desfile Estudantil-Militar em sua cidade aquele executivo fez a primeira ligação interurbana do município, para o diretor-presidente da Telemat, em Campo Grande. E Deu por inaugurado um dos mais modernos postos telefônicos que conhecemos.
Para se ter uma idéia, a torre direcional-parabólica, tem 46 metros de altura e esta embasada numa estrutura de concreto e ferro, 4 metros abaixo do nível do solo com 45 toneladas de peso.
O posto, com dias Telefonistas trinadas na Telemat, funciona continuamente, sendo maior o afluxo de usuários à noite. Equipado o sistema com discagem direta a distância e discagem direta internacional, as ligações são automáticas. O posto sobriamente mobiliado e decorado com extremo bom-gosto tem recebido elogios dos próprios engenheiros e técnicos de concessionária.

Disse Altevir Alencar para nossa reportagem que o próximo passo é implantar uma central telefônica urbana com 150 aparelhos residenciais e comerciais com autorização do ministério das comunicações e convenio com a própria Telemat.

Só lamento é que o governo do Estado tenha atirado do meu Município ao abandono, aviltando um dos povos mais sofridos e laboriosos do Mato Grosso do Sul. Estou governando meu Município com dinheiro Federal. Sendo do PMDB, estou na condição da Geni, só recebe pancada. Mas em 1982 nós derrubaremos este Governo Biônico e Funest, acrescentou o prefeito.


11. Nioaque já tem DDD e DDI
No dia 7 de setembro de 1982 como parte das comemorações do encerramento da semana da Pátria, a prefeitura de Nioaque acionou pela primeira vez seu posto telefônico interurbano.   Decorrente de um convenio entre a municipalidade e a TELEMAT, equipamento instalado na secular e progressista cidade é dos mais sofisticados DDD e DDI e funciona ininterruptamente das 7 as 22 horas diariamente inclusive sábados, domingos e feriados.

 Ligando-se as pessoas através das distâncias  estende-se o progresso e estreitam-se os laços amigos e de fraternidade nos homens. Há milhares de nioaqueses espalhados por este país a fora.  O moderno posto telefônico nada deixa de desejar aos mais modernos do Estado.  Para o povo de Nioaque tudo quanto fizer é pouco, disse o prefeito Altevir Alencar.


12. Altevir Soares de Alencar: “importante é o povo” PMDB em Nioaque.
No próximo sábado, com a presença do ex-governador Harry Amorim, do Deputado Federal Levy Dias, dos deputados Estaduais, Ramez Tebet, Roberto Orro, Sergio Cruz e Onevan de Matos, de Wilson Barbosa Martins, e de vários políticos estaduais ligados ao PMDB, será instalado oficialmente o diretório do partido em Nioaque. O prefeito Altevir de Alencar que conseguiu tirar Nioaque do sono de dezenas de anos, despertando para uma realidade política social, se posicionando como uma das mais tradicionais cidades de Mato Grosso do Sul, símbolo de heroísmo do soldado brasileiro, hoje possui um lugar de destaque no cenário estadual graças as atitudes do prefeito Altevir. Dentro das possibilidades econômicas do município, ele conseguiu mudar o aspecto físico da cidade, principalmente do centro, mas o mais importante foi o despertar, para as autoridades, que Nioaque, existe e precisa de recursos. Neste sábado, vamos a Nioaque, ouvir a caravana do povo, em praça publica na grande concentração do PMDB. Vamos ouvir Levy Dias, Ramez Tebet, Harry Amorim, vamos ouvir o prefeito Altevir de Alencar.


13. Prefeitos-Candidatos já preocupam lideranças pedessistas no Estado

Campo Grande - (JP) - O surgimento de um grande numero de prefeitos pleiteando candidaturas à Assembléia Legislativa, nas próximas eleições, já começa a preocupar as lideranças do PDS sul-mato-grossense notadamente porque é intenso o conflito de áreas e maior ainda a instabilidade política, devido à fase de estruturação porque passam os novos partidos.

Pelo menos uma dezena de prefeitos já manifestou intenção de tentar uma vaga na Assembléia Legislativa nas próximas eleições o que é bastante problemático na medida em que pelo menos oitos dos 11 deputados estaduais do bloco situacionista deverão tentar permanecer no legislativo. O conflito de áreas acrescido a possibilidade cadê vez mais evidente de dispersão de votos pode até favorecer a oposição, segundo começam a observar alguns dirigentes do partido.

Tanto isto é verdade que o interesse de Marcelo Mi[...] em iniciar agora os [...] com os par[...] [...]ares visando definir antecipadamente as áreas daqueles dispostos a pleitear a reeleição, se explica pela emancipação de muitos prefeitos em articularem candidaturas precoces, muitas reconhecidamente inviáveis.
De acordo com alguns deputados o assunto teria sido abordado superficialmente no inicio desta semana, quando o chefe do executivo estadual se reuniu com o bloco parlamentar pedessista para analisar alguns dos temas que seriam tratados neste semestre pelo legislativo estadual, oportunidade em que se discutiu a questão dos prefeitos-candidatos.

14. Os Candidatos

O prefeito de Fátima do Sul, Samir Chafie Garib, principalmente depois do rompimento com o deputado Londres Machado é candidato - ou vai tentar a uma vaga na Assembléia Legislativa, devendo contar para isso com o apoio do Deputado Federal Ubaldo Barém. Isto tudo na hipótese de que Londres saia para Federal ou Senador. Caso decida continuar na Assembléia, o deputado terá uma área congestionada, podendo até frustrar a candidatura  Samir.

Bem perto, em Ivinheima, o alcaide Paulo Rodrigues dos Santos pode ser candidato à Assembléia por grupo ortodoxo do PDS, contando com o apoio do deputado Ruben Figueiró. Com uma boa administração e certo prestigio dentre seus vizinhos Paulo Rodrigues só terá dificuldades em abrir espaço, considerando que o deputado da região é Getulio Gideão.

O prefeito de Nova Andradina, apesar das poucas chances de se eleger, pode inclusive entrar no mesmo esquema de Rodrigues dos Santos candidatando-se pelo grupo ortodoxo ao lado do deputado Figueiró e do Senador Rachid Derzi. O seu entrosamento atual com o deputado Gideão pode evitar um paralelismo de candidaturas, no entanto.

Em Mundo Novo, há um acero antigo com Augusto Guedes da Fonseca Neto que foi retirado da agencia do Banco do Brasil de Naviraí com a promessa de entrar na área que era de Paulo Saldanha, no extremo-sul, tentando atrapalhar o trabalho de Onevan de Matos e chegar à Assembléia.

Esse acerto está prejudicando o Prefeito de Naviraí, Ronald de Almeida Cançado, cujo interesse em disputar uma vaga na Assembléia é conhecido. Entretanto, sua área conflita com a de Guedes e já existem desde já algumas reclamações que poderão ser contornadas com o aproveitamento do presidente da Assulmat em um cargo importante da nova administração estadual.

No norte do Estado, o prefeito de Coxim, Franklin Masrhua tem boas possibilidades de chegar a Assembléia, notadamente pela falta de outros nomes que lhe façam frente na região. Já José de Oliveira Santos, de Rio Verde, deverá ficar mesmo só na vontade.

No sudoeste, existem possibilidade de Fernando de Freitas sair candidato junto com Ary Rigo, uma vez que é certa a candidatura do prefeito de Nioaque, Altevir Alencar, cuja candidatura esta assegurada pelo PMDB. Prata Braga, de Maracaju, se resolver o conflito de área com Rigo poderá até ser candidato.

Restam ainda os prefeitos de Aquidauana e de Campo Grande, Pedro Ubirajara e Albino Coimbra Filho. O primeiro tem Rudel Trindade pela frente e a saída dos dois candidatos pode acabar beneficiando Roberto Orro, do PMDB. Mas Albino, mesmo sem ninguém, apostar na sua eleição, não terá maiores problemas para conseguir o referendo da convenção regional.

15. Sem Critérios

É obvio que todas as candidaturas dependerão do desempenho do PDS no Mato Grosso do Sul, notadamente em se tratando de divisão ou não em facções o dos critérios que a cúpula partidária vai adotar para lançamento de candidatos.

O lançamento de muitos nomes, sem duvida, pode somar para a legenda mas traz o inconveniente de dispersar os resultados individuais comprometendo a eleição.

Este trabalho é elaborado pela Fiscalização da Prefeitura Municipal de Nioaque.

<><><><><><> 
Fontes:
Diário da Serra
Folha da Tarde
Folha de Londrina
A luta Mato-grossense
Correio do Estado
Tribuna da Fronteira
Folha de Mato Grosso



16. Agua Tratada
Consegue um posso artesiano para fornecer água a comunidade através da DANESUL, foi na administração  do Prefeito Altevir Alencar.


<><><><><><><><> 

17 Código de Postura estabelece o modo de viver na cidade de Nioaque.

O antigo era do ano de 1948, Lei Municipal  nº 8 de 17 de julho.
No ano de 1971, Estado de Mato Grosso,  então mandato do prefeito Otilio Gomes da Silva foi elaborado o novo Código de Postura da cidade de Nioaque, entretanto somente entra em vigor dez anos depois 1981 com o então Prefeito Altevir Soares de Alencar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário